top of page

Cozinhar com menos sal (cont.)

Cominho (Cuminum cyminum, L.)
É uma planta anual de origem do Mediterrâneo Oriental e do Egipto. Tem um sabor agradável, fresco e um pouco picante e um aroma acentuado. Na cozinha utilizam-se as sementes inteiras ou moídas.
Onde usar: enchidos, pratos de caça e aves, bolos de especiarias.
Cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum, L.)
São os botões secos da uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Tem um sabor picante e um aroma próprio e intenso. O cravinho moído é menos valorizado, pois ao ser processado perde as suas características.
Onde usar: pratos de carne vermelha, aves e peixe, pratos doces e assados, marinadas e alimentos fumados, bebidas quentes.
Endro ou aneto (Anethum graveolens, L.)
É uma planta anual originário da região Caucasiana. É usada tradicionalmente no Médio Oriente e na Europa de Leste. Na culinária são utilizadas tanto as folhas como as sementes.
Onde usar: sopas, saladas, grelhados, risotos, molhos, manteigas, patês, marinadas para peixe e marisco.
Estragão (Artemisia dracunculus, L.)
É uma planta perene, de folhas pequenas e estreitas. É facilmente encontrado em vastas áreas do Hemisfério Norte. É um tempero típico da culinária francesa. E é utilizado para realçar sabor dos alimentos ou pratos. O sabor da folha é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante.
Onde usar: pratos de frango, molhos, guisados de peixe, saladas e pratos de ovos.
Estrela-de-anis (Illicium verum, Hook.f.)
É uma planta perene originária de China e Vietname. A vagem tem a forma de uma estrela com oito pontas e cada ponta contém uma semente frágil e brilhante. Tem uma textura de madeira e é de cor vermelha-acastanhada. A vagem é mais aromática do que as sementes.  
Onde usar: sopas, caldos, marinadas para porco, pato e frango, bebidas quentes e frias e em pastelaria.
Estrela-de-anis (Illicium verum, Hook.f.)
É uma planta perene originária de China e Vietname. A vagem tem a forma de uma estrela com oito pontas e cada ponta contém uma semente frágil e brilhante. Tem uma textura de madeira e é de cor vermelha-acastanhada. A vagem é mais aromática do que as sementes.  
Onde usar: sopas, caldos, marinadas para porco, pato e frango, bebidas quentes e frias e em pastelaria.
Funcho ou erva-doce (Foeniculum vulgare , Mill.)
É uma planta herbácea fortemente aromática e com sabor suave e doce. É originário da região do Mediterrâneo, onde cresce em estado silvestre ou é cultivado sob várias formas. Na culinária usam-se raízes, folhas e caules e as sementes.
Onde usar:

Folhas: sopas, pratos de peixe e marisco, saladas, molhos,

Sementes: tisanas, licores e bebidas alcoólicas destiladas.

Raiz: nas guarnições e tisanas.

Gengibre (Zingiber officinale, Roscoe)
É uma planta herbácea perene, originária da ilha de Java, da Índia e da China. Na culinária usam-se os rizomas que têm um sabor ardente e agradável e um cheiro forte e aromático. Pode ser utilizado na sua forma fresca, seca ou em conserva tanto em pratos salgados como em sobremesas.
Onde usar: sopas, pratos de carne de aves e carneiro, pratos de peixe e marisco, molhos, chás e infusões, bolos e biscoitos, compotas e geleias.  
Hortelã (Mentha spicata, L.)
É uma planta herbácea perene, originária da Ásia, mas amplamente cultivada em todo o mundo. As suas folhas aromáticas são utilizadas como tempero em culinária. As folhas têm um cheiro refrescante e um sabor picante-adocicado.
Onde usar: sopas, marinadas para carnes brancas e vermelhas, saladas salgadas e saladas de fruta, sorvetes e gelados, chás e infusões, licores e sobremesas, em pastelaria.
Limão (Citrus limon, L.)
É fruto de uma árvore de folha perene nativa da região sudeste da Ásia. Em culinária usam-se o sumo, a polpa e a casca do fruto. O sumo é muito ácido e tem pH de 2 a 3, em média.
Onde usar: marinadas para carne branca e vermelha, peixe e marisco, molhos, limonadas, sorvetes e gelados, em pastelaria, chás e infusões, compotas.
Louro (Laurus nobilis, L.)
Em culinária são utilizadas as folhas aromáticas de uma pequena árvore. Estas são de 6-12 cm de comprimento e 2-4 cm de largura. Tem um cheiro forte que estimula a produção de saliva e enzimas digestivas.
Onde usar: sopas, caldos, molhos, marinadas, caldeiradas, pratos de peixe, pratos guisados e estufados.
bottom of page