top of page

Cozinhar com menos sal (cont.)

Manjericão (Ocimum basilicum, L.)
É uma planta perene originária da Ásia e África. As folhas são utilizadas como um aromático tempero na cozinha Italiana nas suas receitas de pizzas, pastas e pesto.
Onde usar: saladas, pizzas, pratos de legumes, molhos.
Manjerona (Origanum majorana, L.)
É uma erva com sabor ligeiramente acre, uma mistura do sabor do pinho e do citrino. Tem um aroma intenso. Em culinária usam-se as folhas frescas ou secas.
Onde usar: produtos fumados, sopas de feijão e ervilhas, nas saladas e com legumes, pratos de queijo e molhos de carne (bolonhesa).
Noz-moscada (Myristica officinalis, L.)
É uma especiaria obtida do fruto de moscadeira, uma planta originária das ilhas Molucas, na Indonésia. Tem cheiro agradável e sabor condimentado e ligeiramente picante. Quando é aquecido perde o seu aroma, por isso deve ser adicionado aos pratos no final da preparação.
Onde usar: purés de batata ou legumes, massas, molhos brancos, doces e bebidas.
Orégão (Origanum vulgare, L.)
É uma erva perene e aromática. É nativa do Mediterrâneo e é amplamente usada em culinária. São utilizadas as folhas frescas ou secas, no entanto as folhas secas são mais aromáticas e libertam mais sabor. O sabor é condimentado e um pouco adocicado e refrescante.
Onde usar: pizzas, saladas, molhos, nos pratos de carne, caldeiradas e caracóis.
Paprica, pimentão-doce ou colorau (Capsicum annum, L.)
É uma especiaria muito usada em culinária como condimento e a sua origem é da região da América Central e do México. É extraída de uma variedade do pimento, depois de seco e moído. O sabor vária do doce para o picante. Dá uma maravilhosa cor vermelha alaranjada aos seus pratos.
Onde usar: sopas, grelhados, enchidos, molhos, pães e arroz, manteiga e queijos.
Pimenta (Capsicum annum, L.)
São os grãos que provêm das bagas da pimenteira, uma planta que cresce nas florestas equatoriais da Ásia. Estes grãos secos e moídos são utilizados em culinária como tempero. Quando moídos são muito aromáticos e de sabor forte e ligeiramente picante. O grau de maturação dos grãos é que determina a cor da pimenta: branca, verde, vermelha ou preta.
.
Onde usar: sopas, pratos de peixe e aves, bifes, saladas, molhos, marinadas, carne assada e grelhada, guisados e pratos de batata. 
Piri-piri ou malagueta (Capsicum frutescens, L.)
São as bagas verdes ou vermelhas colhidas de um arbusto pequeno, nativo de regiões tropicais da América. Têm um sabor bastante intenso e picante. Em culinária utiliza-se na sua forma fresca, seca ou moída.
Onde usar: sopas de peixe e de marisco, pratos de carne, cabrito, frango e churrasco, chocolate quente.
Salsa (Petroselinum crispum , Mill.)
É uma planta herbácea bienal, de origem da região do Mediterrâneo. É uma erva de folhas crespas ou folhas lisas. É amplamente utilizada como condimento ou hortaliça.
Onde usar: sopas, saladas, molhos, massas, pratos de carne e aves, peixe e marisco, legumes, ovos, arroz e pães.
Salva (Salvia officinalis, L.)
É um pequeno subarbusto perene, com caules lenhosos e folhas acinzentadas. Faz parte da família das mentas, por isso é muito aromática e tem sabor levemente apimentado. É nativa do Mediterrâneo onde é muito utilizada em culinária.
Onde usar: pratos de carnes gordos, pratos de aves e borrego, sopas de vegetais, com queijos e em bebidas. 
Tomilho (Thymus vulgaris, L.)
É um pequeno subarbusto aromático. É amplamente cultivado no Oeste da Europa. Em culinária são utilizadas as suas folhas frescas ou secas. Tem um aroma fresco e agradável.
Onde usar: sopas, pratos de carne e peixe, saladas, molhos, com legumes.
bottom of page